Blog da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Endereço: Av. da Universidade, 2210 - Telefone: (085) 3366.7831 - CEP 60.020-180 - Fortaleza (CE) - Brasil - E-mail: secultarteufc@secultarteufc.com
Criada em 22 de fevereiro de 1981, a Rádio Universitária FM 107,9MHz mantém uma programação voltada à divulgação das atividades da UFC. Por meio de boletins informativos e entrevistas com seus docentes e pesquisadores, as matérias levadas ao ar servem de pauta para outros veículos de informação.
A emissora ainda mantém espaço aberto para debates sobre temas de interesse da sociedade e para prestação de serviços. A programação musical vem se caracterizando como uma opção à segmentação das atuais emissoras de FM, oferecendo ao público o melhor de todos os ritmos musicais, da MPB ao Rock, do Jazz ao Samba, do Nacional ao Internacional.
A Rádio Universitária FM busca, ainda, difundir gêneros musicais que não encontram espaços nas emissoras comerciais como, por exemplo, a Música Étnica que, em horários especiais, são apresentadas ao público acompanhadas de informações e explicações, sempre com o objetivo de formar novos ouvintes para os gêneros.
O Grupo de Violões, também conhecido comoQuarteto de Violões, é uma criação do Instituto de Cultura e Arte (ICA) sob coordenação e orientação do Prof. Marco Tulio, sendo composto por alunos da Universidade Federal do Ceará e da comunidade. Tem como principal objetivo difundir e reafirmar a importância da música instrumental brasileira e internacional, arranjadas para quarteto, trios, duos e solo.
No show, diferente da música instrumental estigmatizada, o grupo apresenta uma grande diversidade rítmica que inclui gêneros e compositores do choro, canção, blues e de arranjos e músicos consagrado com Marco Pereira, Astor Piazolla, Chico Buarque e Chris Buzzelli, além de criar e incentivar músicos, estudantes e instrumentistas, promovendo a integração com outros músicos.
(Extraído de: http://www.ufc.br/cultura-02/projetos-artisticos/2049-grupo-de-violoes)
Em 2006, a BBCrealizou este notável documentário (no vídeo acima) sobre oscastrati. No Brasil, Paulo Abel do Nascimento (cearense), um castrato endocrinológico (natural), notabilizou este singular registro de voz. Abaixo, eis parte doartigo daWikipedia sobre o assunto:
_____________________________________________________________________________
"Castrato (pluralcastrati) é um cantor masculino cuja extensão vocal corresponde em pleno à das vozes femininas, seja de soprano, mezzo-soprano, ou contralto. Esta faculdade numa voz masculina só é verificável na sequência de uma operação de corte dos canais provenientes dos testículos, ou então por um problema endocrinológico que impeça a maturidade sexual. Consequentemente, a chamada "mudança de voz" não ocorre.
A castração antes da puberdade (ou na sua fase inicial) impede então a libertação para a corrente sanguínea das hormonas sexuais produzidas pelos testículos, as quais provocariam o crescimento normal da laringe masculina (para o dobro do comprimento) entre outras características sexuais secundárias, como o crescimento da barba.
Quando o jovem castrato chega à idade adulta, o seu corpo desenvolve-se, nomeadamente em termos de capacidade pulmonar e força muscular, mas a sua laringe não. A sua voz adquire assim uma tessitura única, com um poder e uma flexibilidade muito diferentes, tanto da voz da mulher adulta, como da voz mais aguda do homem não castrado (contratenor). Por outro lado, a maturidade e a crescente experiência musical do castrato tornavam a sua voz marcadamente diferente da de um jovem.
O termocastrato designa não só o cantor mas também o próprio registro da sua voz.
Somente no século XVI na Itália, os castrati reapareceram, devido à necessidade de vozes agudas nos coros das igrejas. No fim da década de 1550, o duque de Ferrara tinhacastrati no coro da sua capela. Está documentada a sua existência no coro da igreja de Munique a partir de 1574 e no coro da Capela Sistina a partir de 1599. Na bula papalCum pro nostri temporali munerede 1589, o papa Sisto V aprovou formalmente o recrutamento de castrati para o coro da Basílica de S. Pedro.
Na ópera, esta prática atingiu o seu auge nos séculos XVII e XVIII. O papel do herói era muitas vezes escrito para castrati, como por exemplo nas óperas de Handel. Nos dias de hoje, esses papéis são frequentemente desempenhados por cantoras ou por contratenores. Todavia, a parte composta para castrati de algumas óperas barrocas é de execução tão complexa e difícil que é quase impossível cantá-la.
Muitos rapazes que eram alvo da castração eram crianças órfãs ou abandonadas. Algumas famílias pobres, incapazes de criar a sua prole numerosa, entregavam um filho para ser castrado. Em Nápoles, recebiam a sua instrução em conservatórios pertencentes à Igreja, onde leccionavam músicos de renome. Algumas fontes referem que muitas barbearias napolitanas tinham à entrada um dístico com a indicação "Qui si castrano ragazzi" (Aqui castram-se rapazes).
Em 1870, a prática de castração destinada a este fim foi proibida em Itália, o último país onde ainda era efectuada. Em 1902, o papa Leão XIII proibiu definitivamente a utilização de castrati nos coros das igrejas. O último castrato a abandonar o coro da Capela Sistina foi Alessandro Moreschi, em 1913.
Na segunda metade do século XVIII, a chegada do verismo na ópera fez com que a popularidade dos castrati entrasse em declínio. Por alguns anos, ainda existiram desses cantores na Itália. Com o tempo, porém, esses papéis foram transferidos aos contratenores e, algumas vezes, às sopranos. (...)"
A Professora Elizabeth Dias Martins (Profª Associada da Universidade Federal do Ceará/Departamento de Literatura), convida a todos para o lançamento do livro "Lições de Tempo & Movimentos de Cronos", do Poeta Roberto Pontes. Eis o convite, na íntegra:
_______________________________________________________________________________ " CONVITE LANÇAMENTO Lições de Tempo & Os Movimentos de Cronos do Poeta Roberto Pontes em um só volume, edição bilingue (Português-Espanhol), editado pela editora carioca Ibis Libris.
O autor da Geração 60 da Literatura Brasileira, complementando a poetização em torno do espaço, dada a público em 1970, dá agora aos seus leitores a lírica em torno do tempo, fechando a sua reflexão sobre ambas as categorias.
Dia 27 de novembro SESC Emiliano Queiroz 19 horas Fortaleza-Ceará " ______________________________________________________________________________
De 26/11 a 05/12, realiza-se a VI MOSTRA DE CINEMA AFRICANO, que terá lugar no Casa Amarela da UFC e no Campus da UNILAB, em Redenção (CE). A programação completa encontra-se na figura abaixo. Cliquem sobre ela para vê-la ampliada.
O lançamento do livro "Um Inventário Luminoso ou Um Alumiário Inventado", de autoria do Prof. Dr. Elvis Matos, converteu-se num grande acontecimento cultural da noite de sábado (24/11). O evento teve lugar no auditório da Livraria Cultura e contou com a apresentação dos corais Cinco em Ponto, Seios da Face, Vitrola Nova e do Coral da UFC. Após as apresentações, houve uma sessão de autógrafos. Dentre as presenças marcantes da noite, um especial destaque para a Prof. Izaíra Silvino, cujas palavras emocionaram a todos.
Será neste sábado, dia 24 de Novembro, às 19h, o lançamento do livro do Prof. Dr. ELVIS MATOS - "Um Inventário Luminoso ou Um Alumiário Inventado", publicado pela Editora DIZ. O evento, que terá lugar na Livraria Cultura, ainda ocorrerá em paralelo com um encontro de corais. A noite de sábado realmente promete!
A música (do gregoμουσική τέχνη - musiké téchne, a arte das musas) é uma forma de arte que se constitui basicamente em combinar sons e silêncio, seguindo uma pré-organização ao longo do tempo.
É considerada por diversos autores como uma práticacultural e humana. Atualmente não se conhece nenhuma civilização ou agrupamento que não possua manifestações musicais próprias. Embora nem sempre seja feita com esse objetivo, a música pode ser considerada como uma forma de arte, considerada por muitos como sua principal função.
(...)
Há evidências de que a música é conhecida e praticada desde a pré-história. Provavelmente a observação dos sons da natureza tenha despertado no homem, através do sentido auditivo, a necessidade ou vontade de uma atividade que se baseasse na organização de sons. Embora nenhum critério científico permita estabelecer seu desenvolvimento de forma precisa, a história da música confunde-se, com a própria história do desenvolvimento da inteligência e da cultura humana.
Era a musa da Música. No final do período clássico, foi nomeada a musa da poesia lírica e usava uma flauta. Alguns consideram que tenha inventado a aulos ou flauta-dupla, mas a maioria dos mitólogos dão crédito aMarsyas.
(...)
Os primeiros dados documentados sobre composições musicais referem-se a dois hinos gregos dedicados ao deus Apolo, gravados trezentos anos antes de Cristo nas paredes da Casa do Tesouro de Delfos, além de alguns trechos musicais também gregos, gravados em mármore, e mais outros tantos egípcios, anotados em papiros. Nessa época, a música dos gregos baseava-se em leis da acústica e já possuía um sistema de notações e regras de estética.
(...)
O MÚSICO
Santa Cecília, a padroeira dos músicos
Adota-se o termo músico quando nos referimos a qualquer pessoa ligada diretamente à música, em caráter profissional ou amador, exercendo alguma função no campo de música, como a de tocar um instrumento musical, cantando, escrevendo arranjos, compondo, regendo, ou dirigindo um grupo coral ou algum grupo de músicos, como orquestras, bandas, big band de Jazz, ou ainda lecionando, trabalhando no campo de educação, em terapia musical. Um músico brasileiro pode ter ou não, uma carteira de alguma instituição que o reconheça, como a Ordem dos Músicos do Brasil. Um músico também pode ou não ter a formação acadêmico-técnica (através de escolas de música, conservatórios, faculdades ou universidades). Quando ele não tem formação alguma, costuma-se dizer que é um músico popular, ou ainda que aquele músico produz música de ouvido.
(...)
No dia 22 de Novembro, comemoramos o Dia da Música e de Santa Cecília que é exaltada como a "padroeira da música e dos músicos".
A tradição conta que Santa Cecíliacantava com tal doçura que um anjo desceu do céu para ouvi-la. A música é, sem dúvida alguma, uma forma única de expressão, para enaltecer a palavra e o sentimento humano, que utiliza a voz como instrumento artístico.
No dia de hoje, a medalha "Lauro Maia" será outorgadaIn Memoriama Orlando Leite (fundador do Coral da UFC) ePaulo Abel do Nascimento (o maior cantor lírico do Ceará, em todos os tempos). Saibam detalhes da solenidade. Cliquem AQUI.
Trecho da apresentação do Coral da Universidade Federal do Ceará no XVIII Encontro de Corais da Cidade do Natal - X Encontro Nacional de Coros em Natal.
Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE
Dos muros urbanos para as paredes do museu: essa foi a proposta da exposição "Ocupação – O grafite no MAUC", sediada no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará (MAUC) durante a programação do V Festival UFC de Cultura. Foi a primeira vez que o museu recebeu uma mostra dessa linguagem artística, uma das principais referências da arte contemporânea e da cultura urbana. O vídeo acima mostra como esse projeto foi realizado.
Neste sábado (24 de novembro, 19h), a Editora DIZ relançará a publicação "Um Inventário Luminoso ou um Alumiário Inventado - uma trajetória humana de musical formação", trabalho de Doutorado em Educação do Professor Elvis Matos, de2007. O evento ocorrerá na Livraria Cultura e será em grande estilo, pois acontecerá em paralelo a uma mostra de corais. Absolutamente imperdível!
Apresentação dos alunos da disciplina de Prática Instrumental - I - VIOLÃO, do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará/Sobral, realizada no dia 04/05/11 no Teatro São João, constando de três músicas, em sequência: LUAR DO SERTÃO (arranjo Cláudio Vesma), CONTEMPLAÇÃO (composição de Marcelo Mateus) e SEVERINA (composição de Marcelo Mateus).
De 15 a 17 de novembro, oCoral da UFC participará do Encontro de Corais em Natal (RN) (ENCONAT 2012), sob a regência dos Professores Erwin Schrader, Elvis Matos e Gerardo Viana Jr.
Professores Erwin Schrader, Elvis Matos e Gerardo Viana Jr.
LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira(Av. da Universidade, 2591 - Benfica)
14 / NOVEMBRO / 2012 - A comilança [La grande bouffe / 1973 / 130min / França e Itália / Direção: Marco Ferreri] Cansados da vida, quatro senhores (interpretados por Marcello Mastroianni, Ugo Tognazzi, Michel Piccoli e Philippe Noiret) se trancam em uma mansão para passar o fim de semana. Lá, entre pratos e prostitutas, se propõem a comer até a morte.
CONVIDADA: Irvina Sampaio
LOCAL: Casa Amarela Eusélio Oliveira
As INSCRIÇÕES podem ser realizadas:
1.Online.(Clique aqui) 2. No próprio local de exibição do filme, a partir das 13h30min, no dia 14 de novembro. Obs: Haverá entrega de declaração de participação e sorteio de livros.
A partir da década de 1950, recebeu influências das religiões de base africana, como o candomblé e a umbanda, e fez referência ao simbólico através de suas formas geométricas, muitas vezes presentes em signos e emblemas destas religiões.
Valentim aliou a geometria ao uso de cores de forma criativa, intensa e diversa. No final dos anos 60 realizou murais, relevos e grandes esculturas em madeira, mantendo a linha geométrica mestra.
O MAUC(Museu de Arte da UFC) dispõe de um acervo de serigrafias desse notável artista. Para conhecê-las, clique AQUI.
Saiba mais sobre o Construtivismo como movimento estético-político. Clique AQUI. Fonte: Wikipedia
No vídeo acima, os instrumentistas da UFC/Cariri executam o "Canône" de Pachelbel e a "Ode à Alegria", da 9ª Sinfonia de Beethoven. O Campus da UFC/Cariri possui uma apresenta uma intensa vida cultural.