Apresentação dos alunos da disciplina de Prática Instrumental - I - VIOLÃO, do Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal do Ceará/Sobral, realizada no dia 04/05/11 no Teatro São João. Foram três músicas em sequência: LUAR DO SERTÃO (arranjo de Cláudio Vesma), CONTEMPLAÇÃO (composição de Marcelo Mateus) e SEVERINA (composição de Marcelo Mateus).
Blog da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará (UFC) - Endereço: Av. da Universidade, 2210 - Telefone: (085) 3366.7831 - CEP 60.020-180 - Fortaleza (CE) - Brasil - E-mail: secultarteufc@secultarteufc.com
quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013
quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013
UFC / SOBRAL: "O GUARANY"
No vídeo aciima, a banda formada pelos alunos do Curso de Capacitação de Mestres de Banda, da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral. No dia 10 de novembro de 2012 o grupo se apresentou no Teatro São João, em Sobral, abrindo o espetáculo com "O Guarany", de Carlos Gomes.
"O Guarany" |
Carlos Gomes |
terça-feira, 26 de fevereiro de 2013
MAUC: SALA DE ARTE ESTRANGEIRA
Uma das grandes atrações do MAUC (Museu de Arte da UFC) é a Sala de Arte Estrangeira, uma exposição permanente, em exibição desde maio de 2011. Eis algumas obras expostas:
Vejam mais obras: cliquem AQUI.
segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013
UFC/CARIRI: "TROMPETE VOLUNTÁRIO"
No vídeo acima, a Orquestra de Cordas da UFC/Cariri apresenta a música "Trompete Voluntário", durante a abertura dos Encontros Universitários 2012.
sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013
ENCORDOADOS: "ASA BRANCA"
Arranjo de Tarcísio Lima para o "baião-hino" do Nordeste: "Asa Branca" (Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira).
Primeira execução realizada em 07 de fevereiro de 2012
- Violino 1: Fernanda Maia e Elves Brandão;
- Violino 2: Alisson Davyd e Lucas Pedrosa;
- Violino 3: Diego Nery;
- Flautas: Baltazar Venâncio e Patrick Mesquita.
Filmado por Daniel Sombra no Teatro da Seara da Ciência - UFC
Coordenação: Professor Elvis Matos.
Coordenação: Professor Elvis Matos.
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013
2011: 50 ANOS DO MAUC
Em 2011, o MAUC (Museu de Arte da UFC) celebrou seu 50º aniversário. A Instituição conta com um vasto acervo de diversos artistas nacionais e do exterior e é um dos principais equipamentos culturais da UFC. Eis algumas imagens da solenidade:
Veja mais fotos da solenidade. Clique AQUI.
quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013
ENCORDOADOS: "XOTE DAS MENINAS"
Eis mais uma apresentação do Grupo "Encordoados". O texto abaixo é de autoria do Prof. Dr.Elvis Matos, Diretor da Secult-Arte/UFC:
"Durante o ano de 2012 foi celebrado o Centenário de Luiz Gonzaga. Nós, encordoados, pensamos em realizar um recital com obras do Rei do Baião, mas acabamos aprontando apenas 3 peças. No dia 7 de Fevereiro de 2013 apresentamos as 3 peças, celebrando música, projetando nossas cores, doando o que havia para ser doado. O Daniel Sombra estava lá e filmou a apresentação das 3 peças (Xote das Meninas, Légua Tirana, Asa Branca)."
segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013
UFC/CARIRI: "JUAZEIRO"
sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013
GRUPO ENCORDOADOS: "LÉGUA TIRANA"
Conheçam o Grupo "Encordoados" (texto do Prof. Elvis Matos, Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC):
"Originalmente o Grupo "Encordoados" - ou Doados de Cor (de coração) - era exclusivamente composto por violinos e violinistas, que tocava peças especialmente escritas para si. Sua estréia se deu em 16 de Abril de 2012 na Solenidade de Instalação da Secretaria de Cultura Artística da UFC.
Após algumas experimentações o grupo passou também a ter repertório com flautas e encontra-se aberto às possibilidades (instrumentos e instrumentistas) que, de cor e salteado, queiram fazer música compartilhada. Atualmente o grupo se reúne todas as terças-feiras na sala 13, mas cogita mudar seu horário de ensaio para os dias de quarta, a partir de 17 horas.
Cada um com sua cor doa a música do coração. O arranjo de "Légua Tirana" foi sugerido pelo título do livro de Izaíra Silvino: "Ah, se eu tivesse asas" (Diz Editoração, 2012). No livro Izaíra nos conta de sua caminhada nas léguas musicais, boa parte destas em terreno da UFC. No arranjo percorremos nossa légua jovem, nossa música de aprendizes.
- Violino 1: Fernanda Maia e Elves Brandão
- Violino 2: Alisson Davyd e Lucas Pedrosa
- Violino 3: Diego Nery
- Flautas: Baltazar Venâncio e Patrick Mesquita (Participação Especial)"
quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013
MAUC: HELIOGRAVURAS DE REMBRANDT
Vivendo em regiões ricas e belas, os artistas dos Países Baixos produziram uma arte vigorosa e variada, expressão espontânea de admiração pela beleza, pela glorificação da vontade e devotamento à causa comum. Rembrandt foi a expressão máxima de todo esse período holandês. Possuidor de uma sensibilidade inigualável, pode manejar com prodigiosa habilidade a luz e a sombra, corrigindo os elementos do mundo exterior, destacando somente o essencial e fazendo desaparecer, entre as sombras, todo valor acidental.
Rembrandt foi mestre em todos os gêneros, deixando uma obra imensa que compreende nada menos de 350 pinturas e outras tantas águas-fortes. Seus retratos mostram todos os impulsos da simpatia humana e em outros, coletivos, poetizou a vida social de Amsterdã, representada, porém, com vigor e inteligência. Vários temas bíblicos receberam a sua consagração. Verdadeiro mestre no tratamento das paisagens.
O MAUC (Museu de Arte da UFC) possui uma valiosa coleção de heliogravuras de Rembrandt em seu acervo. O MAUC se localiza na Av. da Universidade, 2854 - Benfica - Fortaleza (CE). O telefone da Instituição é: 3366.7481.
sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013
DIRETOR DA SECULT-ARTE VISITA OS "CAMPI" DO INTERIOR
Discutindo o Circuito UFC-Arte, com os Professores da área de Música, de Design e de Comunicação |
Divulgar as ações da Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará e aproximar desta os realizadores, artistas e grupos culturais do interior do Ceará: foi com essa missão que o Diretor da Secult-Arte, Prof. Elvis Matos, visitou os campi da UFC em Sobral e no Cariri. Ele participou de reuniões das unidades acadêmicas em busca de projetos que pudessem integrar o Circuito UFC-Arte, temporada de atividades de intervenção, reflexão e formação em cultura e arte, que ocorrerá a partir de abril. A visita aos campi do Interior deverá articular os inúmeros movimentos artísticos que, por vezes, caminham isoladamente e sem o respaldo da UFC.
Ministrando palestra sobre Harmonia Funcional |
Alguns estudantes presentes à palestra |
MAUC: MIRA IRA - 30 ANOS
O Grupo Mira Ira - Folclore do IFCE, vem desde 1982 trabalhando em prol da difusão, dinamização da cultura popular brasileira, principalmente no que diz respeito aos usos e costumes do povo cearense. O Mira Ira, como carinhosamente é chamado, tem colocado no palco, na íntegra, os estudos e as pesquisas que vem desenvolvendo ao longo destes anos com jovens da comunidade fortalezense com o apoio do IFCE. Hoje, pela forma como aborda, incentiva, apóia e difunde o Folclore local, é considerado um dos grupos mais sérios da nossa cidade no que diz respeito à pesquisa e ao estudo do Folclore do nosso povo. Em março de 2012, o MAUC sediou a exposição comemorativa do 30º aniversário do Grupo. Eis algumas cenas do evento:
Saibam mais sobre o Mira Ira: cliquem AQUI
quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013
PAULO ABEL: "STABAT MATER", DE VIVALDI
O extraordinário cantor lírico cearense, de renome mundial (PAULO ABEL DO NASCIMENTO) interpreta "Stabat Mater", de Vivaldi, com o acompanhamento de CLAUDE FONDRAZ, em 1988.
quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013
MAUC: A OBRA DE LUIZ HERMANO F. FARIAS
Luiz Hermano Façanha Farias (Preaoca, CE, 1954). Escultor, gravador, desenhista, pintor. No início dos anos 1970, estuda filosofia em Fortaleza e, de maneira autodidata, trabalha com gravura em metal e desenho. Em 1979, freqüenta aulas de gravura com Carlos Martins (1946) na Escola de Artes Visuais do Parque Lage - EAV/Parque Lage, no Rio de Janeiro. No mesmo ano, transfere-se para São Paulo e realiza a mostra "Desenhos", no Museu de Arte de São Paulo "Assis Chateaubriand" - Masp.
Em 1984, recebe o Prêmio Chandon de Arte e Vinho, com o qual viaja para Paris, e faz exposição individual na Galeria Debret. Em 1983, participa da 5ª Bienal Internacional de Seul, e da 2ª Bienal Pan-Americana de Havana, em 1986. Na década de 1980, dedica-se, sobretudo, à pintura.
Nos anos 1990, desenvolve obras tridimensionais utilizando materiais diversos, entre eles madeira, bambu e arames de cobre, alumínio e ferro. Expõe pinturas na 19ª Bienal Internacional de São Paulo, em 1987, e esculturas na 21ª edição do evento, em 1991. Apresenta a mostra Esculturas para Vestir, no Museu de Arte Moderna de São Paulo - MAM/SP, em 1994. Depois passa a trabalhar com artigos de consumo de massa, como brinquedos de plástico e utensílios de limpeza, com os quais cria instalações, painéis e objetos.
Texto extraído da Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais
Ilustrações obtidas no "site" do Museu de Arte da UFC (MAUC)
terça-feira, 5 de fevereiro de 2013
CORAL DA UFC - "UM HOMEM TAMBÉM CHORA"
O Coral da UFC interpreta "Um Homem Também Chora", parte do espetáculo "Gonzagas", de 2007, no Centro "Dragão do Mar" de Arte e Cultura.
O espetáculo "Gonzagas" pode ser entendido como um estudo estético sobre a identidade e subjetividade do Homem (nordestino) frente às necessidades cotidianas e a busca de si mesmo: a música de Luiz Gonzaga e Luiz Gonzaga Júnior.
segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013
MAUC: EXPOSIÇÃO DE JEAN PIERRE CHABLOZ
Eis cenas da exposição de Jean Pierre Chabloz, realizada no MAUC, em maio de 2012:
Jean-Pierre Chabloz (Lausanne, Suíça 1910 - Fortaleza CE 1984). Pintor, desenhista, crítico de arte, músico, professor e publicitário. Entre 1929 e 1932, estuda na Escola de Belas Artes de Genebra, Suíça. Forma-se em 1938 pela Accademia Belle Arti di Brera, Milão. Em 1940, por causa da guerra, transfere-se para o Rio de Janeiro com a família. Freqüenta o núcleo artístico da Pensão Mauá, localizada em frente à casa de seus sogros. Expõe no Rio de Janeiro e em São Paulo.
Em 1943, é convidado a trabalhar em Fortaleza, na campanha da borracha, parte do esforço de guerra. Expõe no 1º Salão de Abril e, em seguida, organiza uma mostra individual. Participa da Associação Cultural Franco-Brasileira do Ceará e da Sociedade Cearense de Artes Plásticas - SCAP. Incentiva os artistas locais e publica uma coluna cultural no jornal cearense O Estado. Faz recitais de violino e dá aulas de música.
Em 1945, volta ao Rio de Janeiro e expõe na galeria Askanasy com artistas cearenses, inclusive Chico da Silva (1910 - 1985), pintor que Chabloz descobre e divulga. Em 1948, novamente em Fortaleza, expõe no 4º Salão de Abril. Depois parte para a Europa e só retorna a Fortaleza em 1960. Vive em Niterói a partir de 1970. Morre em Fortaleza, durante uma estada na cidade. Seu acervo é doado ao Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará - MAUC e à Secretaria de Cultura do Estado do Ceará.
(Extraído da "Enciclopédia Itaú Cultural de Artes Visuais")
sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013
CORAL DA UFC: "CUNHATAIPORÃ"
Como parte do espetáculo "Borandá Brasil", o Coral da UFC interpreta "Cunhataiporã" (2010). Saibam mais: cliquem AQUI.