terça-feira, 12 de novembro de 2013

CINE REFLEXUS - PROGRAMAÇÃO DE NOVEMBRO



O Cine Refluxus, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC, exibiu nessa quinta-feira (7), às 14h, no Cine Benjamin Abrahão, da Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591, Benfica), o primeiro filme de sua programação para o mês de novembro: Marat/Sade (1967), do diretor britânico Peter Brook.
Baseado em obra teatral de Peter Weiss, o filme mostra o Marquês de Sade nos últimos anos de vida, internado em um asilo onde encena peças de teatro para os loucos; no caso, "O assassinato de Marat". Mas a situação sai de controle e inicia-se uma revolta na instituição. Após a sessão, haverá debate com o Prof. Tiago Fortes, do Curso de Teatro da UFC.
Em novembro, o Cine Refluxus se dedica à reflexão sobre "Direção de Atores", tendo sido selecionados filmes com diferentes propostas estéticas. Completam a programação:
14/11 – Mais um ano (2010), de Mike Leigh. Sinopse: Primavera, Verão, Outono e Inverno. Através do tempo, acompanhamos a vida de Tom (Jimm Broadbent) e Gerri (Ruth Sheen), casal de meia-idade que vive feliz. Os amigos e parentes que os cercam, porém, não parecem ter a mesma sorte que eles. No período de auxílio que oferecem aos amigos, o casal também vai se mostrando aos poucos. Convidado: Prof. Diego Hoefel, do Curso de Cinema e Audiovisual da UFC.
28/11 – Crime delicado (2005), de Beto Brant. Sinopse: Antônio (Marco Ricca) é um crítico teatral dedicado à carreira e muito respeitado que conhece a atraente Inês (Lilian Taublib) num bar e descobre o relacionamento dela com um pintor mais velho, José Torres Campana (Felipe Ehrenberg). Essa relação desperta no crítico um ciúme cada vez mais obsessivo. Convidada: Profª Walmeri Ribeiro, do Curso de Cinema e Audiovisual.
Quem assistir aos filmes e participar dos debates receberá certificado de quatro horas de atividades complementares (é preciso preencher ficha com nome completo e e-mail). Mais informações podem ser obtidas no site do Cine Refluxus ou pelo Facebook do projeto.
Fonte: Profª Daniela Dumaresq, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual – fone: 85 3252 2041 / e-mail: cinerefluxus@gmail.com

sexta-feira, 8 de novembro de 2013

SEMANA PERCUSSIVA UFC


" Se você gosta e tem ou não conhecimentos de música pode se inscrever para as oficinas e outras atividades da III Semana de Música Percussiva (Semup) da Universidade Federal do Ceará (UFC). O evento é promovido pelo Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada (GMPACC) e acontecerá na próxima semana (dias 14, 15 e 16), pela manhã e à tarde, no Curso de Música, do Instituto de Arte e Cultura da UFC, no Campus do Pici. As inscrições são feitas no site do evento ou presencialmente, no Curso de Música, das 10h às 12h.
A intenção dos organizadores é "realizar um encontro de saberes e práticas sobre o fazer criativo e cultural da música percussiva brasileira no contexto escolar, da Universidade e das manifestações da cultura popular".
Palestras, oficinas e apresentações musicais estão no programa. Estão programados shows com os grupos Oré Anacã, Casa Caiada, Encordoados, Lemus e Sanfonas, todos da UFC, e outros da capital – Piatã, Maracatu Nação Fortaleza, Caravana Cultural – e interior Tambauê (Guaiúba) e Marimbas (Maracanaú).
A abertura da semana será com palestra da pesquisadora e professora  Carmem Maria Saenz Coopat, da Universidade Federal do Cariri (Ufca). Ela falará sobre "O encontro de saberes na produção inclusiva do conhecimento" e será destaque também no seminário sobre "Estudos organológicos dos instrumentos da percussão afro-americana".
Além de Carmen Saenz, também foram convidados para a semana, que terá aulas interativas (com práticas percussivas), o babalorisa Thomaz Ragazzi, o percussionista Marcello Santos e o mestre de cultura Descartes Gadelha. As oficinas oferecidas são de Time Lime (leitura para a percussão), Pandeiro, Percuteria, Percussão Corporal, Tamborim, Bateria e Peças Percussivas.
Fontes: Catherine Furtado, Alba Montenegro e Ricardo Wesley, da Comissão Organizadora – e-mail:casacaiada@gmail.com "

quinta-feira, 7 de novembro de 2013

110° ANIVERSÁRIO DE ARY BARROSO


Na data de hoje, celebra-se o 110° aniversário de Ary Barroso, conhecido, entre outras coisas, por ter composto a música "Aquarela do Brasil".

Ouçam a versão de Elis Regina: cliquem aqui.

Ouçam a versão instrumental: cliquem aqui.

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

PAULO ABEL DO NASCIMENTO: "CHE PURO CIEL"


Paulo Abel do Nascimento canta "Che Puro Ciel"- Arioso da Ópera "Orfeu e Eurídiceescrita pelo compositor alemão Christoph Willibald Gluck. Festival de Marrakesh, 1989, acompanhado pela Orquestra Nacional de Câmara de Toulouse - Sob a Regência de Luis Auriacombe.: (Programa "Les voix du Serial" - Antenne 2 - Radio Television Marrocaine, 1988).

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

"DIÁLOGOS GRAFITADOS"


"O projeto de extensão Bolsa Arte Moda da UFC realiza o encontro Diálogos Grafitados, que abordará o tema grafite e a oportunidade criativa de intervenção sobre a cidade, no dia 8 de novembro, às 14h, no Instituto de Cultura e Arte (ICA) da Instituição (Campus do Pici, sala 105).
Participam da programação artistas e grafiteiros atuantes na cena do grafite em Fortaleza, que contarão suas experiências sobre o tema. O evento é aberto a todos os interessados. As inscrições, limitadas ao número de 50 vagas, podem ser feitas até o dia 6 de novembro, através do e-mail bolsaartemoda@hotmail.com.
Cada inscrito deverá doar, no dia do evento, um quilo de alimento não perecível que será destinado ao Instituto Cristo Rei. Haverá emissão de certificados aos participantes do encontro.
Fonte: Profª Adriana Leiria, do curso de Design de Moda – fone: 85 3366 9409" 
Extraído de www.ufc.br

sexta-feira, 1 de novembro de 2013

CORAL DA UFC ESTRÉIA NOVO ESPETÁCULO: "MENINO"



"Em novo espetáculo, "Menino", o Coral da UFC reflete sua própria trajetória com canções de Milton Nascimento

Se nos arquivos de áudio já soa bonito, avalie ao vivo, no palco, com todas as vozes a plenos pulmões. Um grande espetáculo é o que promete a nova montagem do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja estreia acontece hoje, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.

Imagens do espetáculo "Menino", do Coral da UFC: com 36 vozes, a montagem permanece em cartaz durante todo o mês no Centro Dragão do Mar

Batizada "Menino", a produção homenageia a obra de Milton Nascimento, com músicas do cantor e compositor carioca, mas mineiro de coração. Ao todo, são interpretadas 19 canções, que falam da travessia de 50 anos de Milton.

Para além das vozes e do instrumental, o que diferencia o Coral da UFC é a performance cênico-teatral, com figurinos e cenário bem trabalhados, além de elementos da dança.

Com uma hora e dez minutos de duração, "Menino" começa nas memórias que se intercalam com o Vera Cruz, trem que liga Minas Gerais ao resto do País, no qual o grupo se transporta em cena, representando a travessia de tantos jovens que buscam se reconhecer e refletir sobre seus caminhos na sociedade contemporânea.

Momento

Sob a regência e direção dos maestros Erwin Schrader e Elvis matos e com preparação vocal do maestro Gerardo Viana Júnior, o coro de 36 cantores é acompanhado por quatro violões e percussão. Juntos, interpretam uma jornada na qual o espírito infantil amadurece pelas dificuldades da vida - o eterno tema da perda da inocência, da infância ao ideal universitário.

"Desde o ano passado, o Coral vive um momento diferente. Renovamos cerca de 90% do nosso quadro de cantores. Muitos desses novos integrantes são estudantes da própria UFC. Então resolvemos abordar essa questão da universidade, do jovem que sonha", explica o maestro Erwin Schrader.

"As canções de Milton no início da carreira têm muito disso, ele cantou a universidade, a partir de composições como ´Coração civil´, ´Coração de estudante´", justifica.

Erwin ressalta, porém, que o repertório de Milton Nascimento há muito faz parte do Coral da UFC, "desde a década de 1980. Já interpretamos várias de suas composições. No caso de ´Menino´, a ênfase é em canções do início de sua carreira", complementa."

Extraído de http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1333725