sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

GRUPO ORÉ ANACÃ PROMOVE OFICINA DE BOI BUMBÁ

Dançarinos de Parintins e Manaus
O Grupo Oré Anacã, projeto de cultura e arte do Instituto de Educação Física e Esportes (Iefes) da UFC, em parceria com a Amonati Eventos, realiza na sexta-feira (28) oficina gratuita de boi-bumbá, ministrada por dançarinos de Parintins e Manaus. A aula acontece na sala de dança do Iefes, no Campus do Pici Prof. Prisco Bezerra, das 18h30min às 20h30min. As vagas são limitadas, mas não é preciso fazer inscrição.
A oficina teve início na quarta-feira e continuará na sexta-feira com os representantes dos bois Garantido e Caprichoso: Thaís da Silva, Janderson Salustiano, Ianca Albuquerque e Nilson Horta. Os dançarinos vão ensinar as coreografias oficiais das toadas que serão apresentadas no Festival de Parintins.
De acordo com Marcos Campos, coordenador do Grupo Oré Anacã e professor de danças tradicionais do Curso de Educação Física da UFC, a oficina é uma oportunidade de vivenciar a principal dança tradicional do Amazonas, elemento fundamental no Festival de Parintins.
Fonte: Prof. Marcos Campos, coordenador do Grupo Oré Anacã fone: 85 3366 9533

Prof. Marcos Campos


quinta-feira, 27 de fevereiro de 2014

"CASA CAIADA" DESFILA NO CARNAVAL DE FORTALEZA



"O Grupo de Música Percussiva Acadêmicos da Casa Caiada, vinculado ao Curso de Música da UFC, irá desfilar no próximo dia 3 de março, segunda-feira de carnaval, às 16h, na Avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. O tema do grupo este ano é "Celebrar a batucada", com a música "Repicaxé!", composição de Catherine Furtado, professora do Curso de Música da UFC e regente do grupo.
Catherine informa ainda que esta será a segunda vez que o Grupo participa do desfile oficial de blocos em Fortaleza. A primeira vez foi em 2011, com o samba-enredo "Casinha caiada", de Descartes Gadelha. Composto por 30 integrantes, o Grupo compreende o desfile de rua "como um fator simbólico da produção percussiva e como palco de manifestação artística e cultural. Brincar o carnaval, além de uma manifestação da identidade cultural brasileira, é criar um espaço de formação musical e educacional".
O grupo vai à avenida sob regência de Catherine, contando ainda com Artur Guidugli e Josemberg de Lima (auxiliares de regência), Allan Sales (violão) e Ana Maria Sobrinho (voz). A composição que será levada à avenida apresenta ritmos do samba-reggae e ijexá. De acordo com informações do Grupo, "a letra faz referência à celebração das batucadas, exaltando as giras e as rodas com que embalam as saias e o trajeto de um cortejo. Além disso, a música, no seu desenvolver, abre caminhos com o ritmo ijexá, cantando e encantando com os versos da canção 'Salaam alaikum' (folclore africano - Gana), que significa paz no coração".
Quem desejar conhecer mais o trabalho do Grupo pode comparecer à Domingos Olímpio ou ir aos sábados à Casa de José de Alencar, equipamento cultural da UFC situado na Avenida Washington Soares, 6055, em Messejana. Os encontros do grupo acontecem aos sábados das 9h às 12h. Para 2014, está sendo preparado o espetáculo "Ritmar", a ser apresentado em novembro."
Fonte: Profª Catherine Furtado, curso de Música da UFC e regente do Grupo de Música Casa Caiada - fone: 85 8793 2601
Extraído de www.ufc.br

CAMERATA DE VIOLÕES (UFC/SOBRAL): "VERANO PORTEÑO"


Apresentação da Camerata de Violões do Curso de Música  (UFC/Campus de Sobral), sob a direção dos professores Marcelo Mateus de Oliveira e Emanoel Benvenuto, durante o encerramento da I Conferência Internacional de Educação Musical (Sobral, 28 de Agosto de 2013). A música apresentada é "Veraño Porteño", de Astor Piazzolla.


Astor Piazzolla

quarta-feira, 26 de fevereiro de 2014

GRUPO ORÉ ANACÃ: CARIMBÓ SANTARENO


No vídeo acima, a estréia da coreografia do carimbó santareno do Grupo "Oré Anacã", apresentada no Festival UFC de Cultura  em 20/11/13.

"O Carimbó é considerado um gênero musical de origem indígena, porém, como diversas outras manifestações culturais brasileiras, miscigenou-se recebendo outras influências, principalmente negra. Seu nome, em língua tupi, refere-se ao tambor com o qual se marca o ritmo, o curimbó, feito de tronco de madeira e pele de animal.
Surgida em torno de Belém na zona do Salgado (Marapanim, Curuçá, Algodoal) e na Ilha de Marajó, passou de uma dança tradicional para um ritmo moderno, influenciando a lambada e o zouk.
O município de Marapanim é considerado "A Terra do Carimbó". Na sede do município e em outras localidades existem dezenas de conjuntos de Carimbó, tais como: Flor da Cidade, Uirapuru, Raízes, Os Brasas de Marapanim, entre outros. O maior compositor de carimbó de todos os tempos foi um Marapaniense, mestre Lucindo Rabelo da Costa, nascido às margens do Rio Cajutuba. De rara beleza poética, as canções compostas por Mestre Lucindo falavam de mar, lua, sol, mulher, saudade, pescaria, pássaros, afim, de todas essas coisas que fazem parte do cotidiano do paraense nascido e criado na região do Salgado.
Sendo a música preferida pelos pescadores marajoaras, embora não conhecida como carimbó até então, o ritmo atravessou a baía de Guajará com esses pescadores e veio dar em praias do Salgado paraense. Em algumas regiões próximas às cidades de Marapanim e Curuçá, o gênero se solidificou, ganhando o nome que tem hoje. Maranhãozinho, no município de Marapanim; e Araquaim, em Curuçá, são dois dos sítios que reivindicam hoje a paternidade do gênero, sendo o primeiro o mais provável deles. Em Marapanim, na região do Salgado, nordeste paraense, o gênero é bastante cultivado, acontecendo anualmente o "Festival de Carimbó de Marapanim — O Canto Mágico da Amazônia", no mês de novembro."
(Extraído da Wikipedia)



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

MAUC: A OBRA DE RAIMUNDO CELA













  • Raimundo Brandão Cela (Sobral19 de julho de 1890 — Niterói6 de novembro de 1954) foi um destacado pintordesenhistagravadorprofessor e engenheiro brasileiro.
  • Filho de um mecânico espanhol e de uma professora brasileira. Com quatro anos de idade a família se mudou para a cidade litorânea de Camocim onde o pai deveria assumir as oficinas da estrada de ferro e a mãe lecionar na escola de primeiras letras. Foi aí que Raimundo Cela e seus irmãos fizeram com a própria mãe os estudos iniciais de escrita e leitura.
  • No ano de 1906 é mandado para Fortaleza a fim de estudar no conceituado Liceu Cearense onde recebeu o diploma de bacharel em Ciências e Letras.
  • Em 1910 chega ao Rio de Janeiro e, atendendo a sua inata inclinação para as artes, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes como aluno livre. Teve por mestres Zeferino da Costa em modelo vivo, eEliseu Visconti e Batista da Costa em pintura. Ao mesmo tempo, inscreve-se na Escola Politécnica pois era desejo de seu pai que se tornasse engenheiro. Três anos depois, recebe o grau de Engenheiro-geógrafo.
  • Em 1916 participa pela primeira vez do Salão da Escola Nacional de Belas Artes e conquista a Pequena Medalha de prata. No ano seguinte, recebe o cobiçado Prêmio de Viagem ao estrangeiro. Na Europa, estudou gravura com Frank Brangwyn, pintor, gravador e litógrafo inglês.
  • Fonte: Wikipedia
O MAUC (Museu de Arte da UFC) conta com um acervo de obras do pintor. Para visualizá-las, cliquem AQUI.

segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

GRUPO DE FLAUTAS DA UFC: "TEMA DE ROCKY" E "EYE OF THE TIGER"


"O Grupo de Flautas da UFC tem como principal objetivo levar ao público peças de todos os gêneros musicais, tocadas por uma variedade de flautas doces que se apresentam de forma semelhante ao timbre humano, a exemplo do Baixo, do Contralto, do Soprano e do Tenor.

A intenção é promover concertos, recitais didáticos e apresentações públicas, de um modo geral, tendo como resultado para o grupo: desenvolver as aptidões dos instrumentistas, estimular o ensino, a pesquisa e a prática musical através de apresentações e recitais, difundindo a flauta como instrumento de concerto." (Extraído de www.ufc.br)
Nesta apresentação, o grupo interpreta a música tema de Rocky Balboa (do filme "Rocky, Um Lutador" e "Eye of the Tiger" (do filme "Rocky III").

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

CORAL "SEIOS DA FACE" E ANTÔNIO SOUZA - "LET IT BE"


Eis uma encantadora apresentação do grupo vocal "Seios da Face", acompanhando Antonio Souza, durante o show "Sou Cantador", realizado no Teatro Sesc - Emiliano de Queiroz, em novembro de 2012: a canção "Let it be", de John Lennon.

Saibam mais sobre o grupo: cliquem AQUI.

Coral "Seios da Face" no Facebook: cliquem AQUI.


Cartaz do show

quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

BRINCANTES CORDÃO DO CAROÁ - PARTICIPAÇÃO DOS SERVIDORES



Servidores docentes e técnico-administrativos da UFC agora podem participar do Projeto Brincantes Cordão do Caroá, que difunde e pesquisa, há mais de 13 anos, as culturas tradicionais cearenses. As inscrições para novos componentes servidores estão abertas até 20 de março e podem ser feitas pelo telefone (85) 3366 7412, onde também se obtêm mais informações. O interessado deve informar nome completo, número Siape, telefone e e-mail.
Em 2014, o Cordão do Caroá passou de programa de extensão a projeto ligado à Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da UFC, com nova coordenação vinculada à Divisão de Programas e Projetos Culturais (DiPPC), da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CoQVT), da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, abrindo à participação dos servidores da UFC.
Os ensaios e encontros acontecem aos sábados, às 16h, na sede do Cordão (ao lado da Rádio Universitária FM, em frente à Reitoria). Saiba mais sobre o Brincantes Cordão do Caroá.
Fonte: Elízio Cartaxo, coordenador do Projeto Brincantes Cordão do Caroá – fone: 85 3366 7412

Cordão do Caroá é um movimento social que vivencia, na tradição popular, os conhecimentos e expressões da nossa cultura, valorizando aspectos que fazem parte da memória, do patrimônio material e simbólico, do conjunto de gestos, das danças e dos significados do mundo imaginário dos artistas populares nordestinos. O Cordão construiu uma importante rede de atuação com inúmeros Mestres da Cultura local, tendo em Juazeiro do Norte o seu espaço de maior atuação.
O Cordão, através das viagens para diversas cidades do Brasil, contribui com a difusão da cultura popular cearense. Desenvolve importante trabalho de estudo das células percussivas cearenses, através do Movimento Percussivo Brincantes Cordão do Caroá, além do Reisado Brincantes Cordão do Caroá, grupo artístico famoso, tanto no cenário estadual quanto nacional.

Fonte: www.ufc.br

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

QUARTETO DE VIOLÕES DA UFC SELECIONA BOLSISTAS


O Quarteto de Violões da UFC inscreve, até 26 de fevereiro, para seleção de novos integrantes, através do Programa Bolsa-Arte da Secretaria de Cultura Artística (Secult-Arte) da Instituição. Saiba mais sobre o Quarteto de Violões.
Qualquer estudante da Universidade pode participar da seleção, inscrevendo-se na coordenação do Curso de Música da UFC (Rua Dr. Abdenago Rocha Lima s/n – Campus do Pici Professor Prisco Bezerra – fone: 85 3366 9409), até as 16h do dia 26.
O processo seletivo consistirá em uma leitura à primeira vista de trecho musical, na interpretação de uma música de livre escolha do candidato (desde que significativa do repertório violonístico) e em entrevista. A seleção ocorrerá em 27 de fevereiro, às 10h, na sala 213 do prédio do Instituto de Cultura e Arte (ICA), no Campus do Pici.
Fonte: Prof. Marco Túlio, do Instituto de Cultura e Arte da UFC – fone: 85 3366 7665
Para mais informações: cliquem AQUI

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

"CINE REFLEXUS" APRESENTA E DEBATE FILME CHILENO


" O Cine Refluxus, projeto de extensão do Curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará, apresenta nesta quinta-feira (20), às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), o filmeTony Manero (2008, Chile), de Pablo Larraín. Após a sessão, haverá debate com o realizador Salomão Santana, também curador do Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco. Esta será a primeira sessão do ano do Cine Refluxus. Neste semestre, serão debatidas produções do cinema latino-americano.
O filme conta a história de um homem de meia-idade, Raúl Peralta, obcecado com a ideia de se tornar Tony Manero, o famoso personagem interpretado por John Travolta no clássico filme Os embalos de sábado à noite. A fantasia de encarnar seu grande ídolo e assim ser reconhecido como estrela no mundo do entretenimento leva Raúl a se transformar em um assassino em série, no contexto da ditadura militar de Augusto Pinochet, em Santiago, no Chile, em 1978.
SAIBA MAIS – O Cine Refluxus acontece todas as quintas-feiras, às 14h, na Casa Amarela Eusélio Oliveira, sempre com um filme fora do circuito de exibição tradicional. Os participantes que assistirem à sessão e ao debate terão direito a certificado referente a quatro horas de atividades complementares. Basta se cadastrar no local, preenchendo ficha com nome completo e e-mail. Mais informações podem ser obtidas no site do Cine Refluxus ou em sua página do Facebook.
Fonte: Profª Daniela Dumaresq, coordenadora do Curso de Cinema e Audiovisual – fone: 85 3252 2041
E-mail: cinerefluxus@gmail.com  " (*)
(*) Extraído de www.ufc.br

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

"CINE FREUD" RETOMA SUAS ATIVIDADES




O Cine Freud retoma suas atividades em 2014 com três exibições este mês, realizadas nos dias 19 e 26 de fevereiro na Casa Amarela Eusélio Oliveira, da UFC, e no dia 22 de fevereiro, quando inicia parceria com o Cinema do Dragão-Fundação Joaquim Nabuco para exibição, uma vez por mês, de filmes e debates do projeto.
A primeira exibição no cinema do Dragão do Mar (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema) será no dia 22, com o filme Quero ser John Malkovich, de Spike Jonze, seguido de debate com o Prof. Leonardo Danziato, do Curso de Psicologia da Unifor. A entrada é gratuita e as exibições acontecerão sempre aos sábados, às 14h. Mais informações no formulário de inscrição on-line e, em breve, no site do Cinema do Dragão.
Antes, porém, já no próximo dia 19, serão retomadas as sessões gratuitas na Casa Amarela Eusélio Oliveira (Av. da Universidade, 2591 – Benfica), sempre às 14h, com o filme V de Vingança e palestra do psicanalista Henrique Riedel, mestrando da UFC. Na semana seguinte, no dia 26, o Cine Freud exibe A época da inocência, de Martin Scorsese, seguido de palestra da psicanalista e professora Karla Martins, da UFC.
Os interessados devem se inscrever na própria Casa Amarela, com meia hora de antecedência, ou on-line. As inscrições são gratuitas e, ao final do semestre, são emitidos certificados para os participantes.
O Cine Freud é um projeto de extensão do Laboratório de Psicanálise da UFC que, há sete anos, realiza sessões de filmes com debates e sorteio de livros, ao fim do encontro. O projeto é organizado, atualmente, pelos estudantes Mauro Reis e Cibele Vasconcelos, sob a coordenação dos professores Caciana Linhares e Orlando Cruxên.
Fonte: Laboratório de Psicanálise da UFC – fone: 85 3366 7727 / e-mail: cinefreud@gmail.com

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

VOCAL UFC - "REFAZENDA"


Aproveitando a realização do Projeto Clube do Disco em Sobral (CE), eis uma apresentação do Vocal UFC (projeto de extensão do mesmo campus), interpretando "Refazenda", de Gilberto Gil. Abaixo, o comentário disponibilizado no YouTube pelo professor Marcelo Mateus:

"O Vocal UFC é um projeto de extensão universitária do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, coordenado pela professora Ms. Simone Sousa.

O EncontraMus é uma mostra do Curso de Música e é produzido pelo Centro Acadêmico Maestro José Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música. 

A filmagem foi realizada pelo maestro Wanderley, estudante da Licenciatura em Música e professor da Escola de Música de Sobral.

A música "Refazenda" é uma composição de Gilberto Gil e tem o arranjo do Tom K"

Para mais infirmações, vejam o Vocal UFC no Facebook. cliquem AQUI

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

CAMPUS DE SOBRAL RECEBE O CIRCUITO UFC/ARTE NA SEXTA-FEIRA (14/02)




O Circuito UFC-Arte apresenta a primeira sessão de 2014 do Clube do Disco na próxima sexta-feira (14), no Campus Mucambinho, em Sobral. O evento acontecerá a partir das 18h e a entrada é gratuita e aberta ao público.

O projeto de extensão Clube do Disco é coordenado pelo Prof. Guillermo Tinoco Cáceres, do Curso de Música de Sobral, e tem como objetivo ampliar as possibilidades de escuta musical, através de sessões de audição de registros fonográficos.

Nesta primeira sessão de 2014, o Clube do Disco apresentará o álbum "O cantador e a ilha do sono", do grupo vocal masculino "Macho pero no Mucho". Lançado em 2003, o disco reúne composições brasileiras arranjadas para vozes masculinas. A sessão será conduzida pelo Prof. Elvis Matos, que integrou o grupo "Macho pero no Mucho" e participou da gravação do CD.

Logomarca do Circuito UFC/Arte

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

UFC/SOBRAL - "THE FATHER" (ENCONTRAMUS 2012)



Os professores Ms. Marcelo Mateus e Ms. Guillermo Tinoco apresentaram-se na mostra de música do Curso de Música da UFC, Campus de Sobral, o EncontraMus, ocorrido entre os dias 19 e 21 de junho de 2012. 

O evento EncontraMus foi organizado e realizado pelo Centro Acadêmico Maestro Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música UFC-Sobral. A filmagem foi realizada no dia 19 de junho de 2012 no auditório do Bloco de Tecnologia da UFC (Campus Sobral) pelo Maestro Wanderley. 

A música "The Father" é uma composição de Johan Soderqvist e possui arranjo de Guillermo Tinoco e Marcelo Mateus.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

QUARTETO DE VIOLÕES DA UFC: "ALGODÃO"


Numa noite inspirada, o Quarteto de Violões da UFC apresenta a música "Algodão", de Luís Gonzaga e Zé Dantas. 
"Luiz Gonzaga do Nascimento, mais conhecido como Luiz Gonzaga, Rei do Baião (Exu13 de dezembro de 1912 – Recife2 de agosto de 1989) foi um importante compositor popular brasileiro. Foi uma das mais completas, importantes e inventivas figuras da música popular brasileira. Cantando acompanhado de sua sanfonazabumba e triângulo, levou a alegria das festas juninas e dos forrós pé-de-serra, bem como a pobreza, as tristezas e as injustiças de sua árida terra, o sertão nordestino, ao resto do país, numa época em que a maioria desconhecia o baião, o xote e o xaxado.
Admirado por grandes músicos, como Dorival CaymmiGilberto GilRaul SeixasCaetano Veloso, entre outros, o genial instrumentista e sofisticado inventor de melodia e harmonias, ganhou notoriedade com as antológicas canções "Baião" (1946), "Asa Branca" (1947), "Siridó" (1948), "Juazeiro" (1948), "Qui Nem Jiló" (1949) e "Baião de Dois" (1950)." (Extraído da Wikipedia)
Luiz Gonzaga

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

CORAL DA UFC - SELEÇÃO DE NOVAS VOZES


"A Secretaria de Cultura Artística SECULT-ARTE/ UFC, recebe inscrições para seleção de novos integrantes (todas as vozes) para a temporada 2014/2015 do Coral da Universidade Federal do Ceará, a partir de 20 de dezembro de 2013 até 09 de fevereiro de 2014.
As audições ocorrerão no período de 10 a 14 de fevereiro de 2014. Informações detalhadas no Edital da Seleção, disponível para download AQUI.
Façam o download da ficha de inscrição, preencham e enviem (COM FOTO ATUALIZADA - anexada no devido campo) para:  coralufc.selecao@gmail.com"


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

ESPETÁCULO "MENINO" - PREPARAÇÃO


No vídeo acima, assistam às cenas da preparação do espetáculo "Menino", com músicas de Milton Nascimento, dirigido pelos professores Erwin Schrader e Elvis Matos, tendo Gerardo Viana Jr. na preparação vocal. São interpretadas 19 canções do grande compositor mineiro, especialmente arranjadas para este evento.

Gerardo Viana Jr.
Erwin Schrader

Elvis Matos

Logomarca do espetáculo


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

VII MOSTRA INTERNACIONAL DE CINEMA AFRICANO



"A VII Mostra Internacional de Cinema Africano, com o tema "Laterit: multiculturalismos em África", será realizada de 10 a 14 de fevereiro, em Fortaleza, na Casa Amarela Eusélio Oliveira da UFC (Av. da Universidade, 2591 – Benfica). Em seguida, a mostra segue para o Campus da Liberdade da Unilab (Av. da Abolição, 3 – Redenção), de 15 a 17 de fevereiro. A entrada é gratuita e haverá ônibus para levar os estudantes de Redenção para Fortaleza.
Na programação, serão exibidos 13 filmes de ficções, documentários e curtas-metragens da produtora independente Laterit, fundada em 1988, em Paris, por Marie-Clémence e Cesar Paes, e com atenção voltada aos mais diversos contextos do continente africano. Confira a programação completa da mostra no site oficial.
O evento contará com a presença do produtor Cesar Paes e de convidados e debatedores especialistas para cada filme. Participam os docentes da UFC Eurípedes Funes, Frank Ribard, Idalina Freitas e Sandra Petit. A palestra-oficina sobre produção de documentário com o produtor César Paes será realizada nos dias 12 e 13 de fevereiro, das 14h às 16h, no Auditório do Departamento de História da UFC. As inscrições são realizadas pelo e-mail mostradecinemaafricano@gmail.com."
Fonte: Departamento de História da UFC – fone: 85 3366 7739 – e Pró-Reitoria de Extensão, Arte e Cultura da Unilab – fone: 85 3332 1385 / e-mail: mostradecinemaafricano@gmail.com
Extraído de http://www.ufc.br/