No vídeo acima, o Coral da UFC interpreta "Corsário", de João Bosco, uma das músicas do espetáculo "Nós e o Mar". No texto abaixo, eis a introdução que constou no programa do evento:
"Neste momento em que apresentamos esta breve, ousada e ansiosa síntese de um ano de ensaios e apresentações, temos a alegria de, mais uma vez, no teatro da UFC que, sendo teatro de uma Universidade pública, pertence a todos nós, embarcarmos num devaneio sonoro-poético: a musicidade da palavra é a nossa busca.
A palavra é aqui a ação musical, ainda não (totalmente) teatral. Este é um espetáculo poético. O mar é o mote: "Nós e o Mar". Nossa sagrada relação com os perigos e abismos das águas aqui é consagrada em música, falas e gestos. Cantando, buscamos mergulhar no "Mare Nostrum": coletivo inconsciente que nos irmana e amalgama.
A liga que se forma em sons alcança Alfonsina Storni que ao mar lançou-se para descansar. Essa mesma liga abraça Caymmi, nosso mareado trovador, que se junta a trovadores outros no anônimo jogo de sermos Brasil: um mar de poesia.
Do mar, recebemos portugueses e africanos. Do mar, recebemos peixe e sal. Cantando as músicas inspiradas no mar, ao mar retribuímos hoje as dádivas recebidas. Na maré desta lua, somos musical oferenda negra, branca, índia. Somos o peixe, o sal; somos nós e o mar."
Texto do programa do espetáculo "Nós e o Mar"
(Teatro Universitário /UFC, novembro de 2003)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.