terça-feira, 16 de outubro de 2012

PAULO ABEL NA QUARTA CULTURAL (UNILAB/REDENÇÃO)





A Quarta Cultural desta semana traz à cena a história do cantor lírico cearense Paulo Abel do Nascimento. No documentário de Gabriel Petter, Paulo Abel – Ombra Mai Fu, a vida e a carreira de Paulo Abel é recontada através de depoimentos de pessoas que conviveram e que trabalharam com o cantor. A apresentação do filme começa às 19 horas, no anfiteatro do Campus da Liberdade, em Redenção (CE). O evento é aberto ao público e gratuito. Depois da exibição do filme, haverá um debate com Elvis Matos, autor do livro “Paulo Abel” (Coleção Terra Bárbara – Fundação Demócrito Rocha) sobre a vida e a obra do cantor.





O documentário aborda os primeiros momentos Paulo Abel em Fortaleza, sua trajetória de sucesso no Exterior, a determinação de contribuir com a educação musical no Ceará e a morte prematura na Europa. O filme trás depoimentos de Izaíra Silvino, Descartes Gadelha, Oswald Barroso, Tarcísio Lima, Elvis Matos, entre outras personalidades. O projeto do documentário Paulo Abel – Ombra Mai Fu foi iniciado por Gabriel Petter quando foi aluno da Vila das Artes. Gabriel é formado em Geografia pela Universidade Estadual do Ceará e cursa o Curso de Música da UFC Campus de Fortaleza. Atualmente, como estudante de música, é integrante do Grupo PET e continua desenvolvendo projetos na área de cinema e vídeo. Após a exibição, Elvis Matos vai conduzir um debate sobre a biografia e a trajetória profissional de Paulo Abel. Doutor em Educação (UFC), Licenciado em Música (UECE), Elvis Matos é atualmente Diretor da Secretaria de Cultura Artística da UFC. Trabalhou com Paulo Abel do Nascimento no Projeto Ópera Nordestina (UFC) e recentemente organizou a publicação “Paulo Abel, eu me lembro”, que será lançada em novembro de 2012.

Saiba  mais: clique AQUI .

Um comentário:

  1. Maravilhosa oportunidade para homenagear alguém tão especial para nós cearenses e para todos aqueles que tiveram a preciosa chance de conviver e trabalhar com Paulo Abel.Infelizmente não tive, mas conheço pessoas que vivenciaram momentos maravilhosos ao lado dele.Quero parabenizar o senhor Elvis Matos, pela iniciativa. Um abraço,
    Adriana. Meu e-mail: adrianatorres1970@gmail.com

    ResponderExcluir

Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.