sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

MAUC: CONHEÇAM A OBRA DE RAYMUNDO CELA


Raymundo Brandão Cela (Sobral19 de julho de 1890 — Niterói6 de novembro de 1954) foi um destacado pintordesenhistagravadorprofessor e engenheiro brasileiroFilho de um mecânico espanhol e de uma professora brasileira. Com quatro anos de idade a família se mudou para a cidade litorânea de Camocim onde o pai deveria assumir as oficinas da estrada de ferro e a mãe lecionar na escola de primeiras letras. Foi aí que Raymundo Cela e seus irmãos fizeram com a própria mãe os estudos iniciais de escrita e leitura.



No ano de 1906 é mandado para Fortaleza a fim de estudar no conceituado Liceu Cearense onde recebeu o diploma de bacharel em Ciências e Letras.


No ano de 1906 é mandado para Fortaleza a fim de estudar no conceituado Liceu Cearense onde recebeu o diploma de bacharel em Ciências e Letras. Em 1910 chega ao Rio de Janeiro e, atendendo a sua inata inclinação para as artes, matricula-se na Escola Nacional de Belas Artes como aluno livre. Teve por mestres Zeferino da Costa em modelo vivo e Eliseu Visconti e Batista da Costa em pintura. Ao mesmo tempo, inscreve-se na Escola Politécnica pois era desejo de seu pai que se tornasse engenheiro. Três anos depois, recebe o grau de Engenheiro-Geógrafo.

Em 1916 participa pela primeira vez do Salão da Escola Nacional de Belas Artes e conquista a Pequena Medalha de prata. No ano seguinte, recebe o cobiçado Prêmio de Viagem ao estrangeiro. Na Europa, estudou gravura com Frank Brangwyn, pintor, gravador e litógrafo inglês.

A obra de Raymundo Cela está em exposição permanente no MAUC (Museu de Arte da UFC)

Visitem virtualmente a Sala Raymundo Cela no MAUC: cliquem AQUI.

Fontes: Wikipedia e "site" do MAUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.