O grupo de performance poética "Verso de Boca", projeto de extensão vinculado ao Departamento de Literatura, representa a Universidade Federal do Ceará no XX Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga, que segue até sábado (14). O grupo apresentou ontem (10), no Centro Cultural C. Rolim, a montagem "Poesia Popular Brasileira", que versa sobre a cultura nordestina, destacando assuntos como o cotidiano dos vaqueiros, o fenômeno da seca, os festejos típicos, a religiosidade e as diversas facetas da mulher sertaneja. A peça terá início às 18h30min.
O "Verso de Boca" participa da Mostra Nordeste Universitária, que tem o objetivo de viabilizar o diálogo entre o evento e as instituições de formação de atores. Além do grupo, fazem parte da programação companhias da Universidade Regional do Cariri (Urca) – "Engenharia Cênica" – e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) – "No Barraco da Constância Tem!", "Coletivo Senara" e "Teatro Ateliê".
Com programação gratuita, o Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga promove debates, rodas de conversa, encontros de artistas, ações de formação e, é claro, muitos espetáculos.
O "Verso de Boca" foi criado, em 2001, pelos professores Roberto Pontes e Elizabeth Dias. Os integrantes são bolsistas de graduação e dedicam 16 horas semanais às atividades do projeto, distribuídas entre reuniões, ensaios, apresentações e internalização de poemas. Com diversas montagens no currículo, o grupo já se apresentou no Centro Urbano de Cultura, Ciência, Esporte e Arte Che Guevara (CUCA), no Teatro Morro do Ouro e na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), em Redenção.
Fonte: Thais Loiola, integrante do grupo "Verso de Boca" – fone: (085) 9958 0040
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.