"Em novo espetáculo, "Menino", o Coral da UFC reflete sua própria trajetória com canções de Milton Nascimento
Se nos arquivos de áudio já soa bonito, avalie ao vivo, no palco, com todas as vozes a plenos pulmões. Um grande espetáculo é o que promete a nova montagem do Coral da Universidade Federal do Ceará (UFC), cuja estreia acontece hoje, no teatro do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura.
Imagens do espetáculo "Menino", do Coral da UFC: com 36 vozes, a montagem permanece em cartaz durante todo o mês no Centro Dragão do Mar
Batizada "Menino", a produção homenageia a obra de Milton Nascimento, com músicas do cantor e compositor carioca, mas mineiro de coração. Ao todo, são interpretadas 19 canções, que falam da travessia de 50 anos de Milton.
Para além das vozes e do instrumental, o que diferencia o Coral da UFC é a performance cênico-teatral, com figurinos e cenário bem trabalhados, além de elementos da dança.
Com uma hora e dez minutos de duração, "Menino" começa nas memórias que se intercalam com o Vera Cruz, trem que liga Minas Gerais ao resto do País, no qual o grupo se transporta em cena, representando a travessia de tantos jovens que buscam se reconhecer e refletir sobre seus caminhos na sociedade contemporânea.
Momento
Sob a regência e direção dos maestros Erwin Schrader e Elvis matos e com preparação vocal do maestro Gerardo Viana Júnior, o coro de 36 cantores é acompanhado por quatro violões e percussão. Juntos, interpretam uma jornada na qual o espírito infantil amadurece pelas dificuldades da vida - o eterno tema da perda da inocência, da infância ao ideal universitário.
"Desde o ano passado, o Coral vive um momento diferente. Renovamos cerca de 90% do nosso quadro de cantores. Muitos desses novos integrantes são estudantes da própria UFC. Então resolvemos abordar essa questão da universidade, do jovem que sonha", explica o maestro Erwin Schrader.
"As canções de Milton no início da carreira têm muito disso, ele cantou a universidade, a partir de composições como ´Coração civil´, ´Coração de estudante´", justifica.
Erwin ressalta, porém, que o repertório de Milton Nascimento há muito faz parte do Coral da UFC, "desde a década de 1980. Já interpretamos várias de suas composições. No caso de ´Menino´, a ênfase é em canções do início de sua carreira", complementa."
Extraído de http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=1333725
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.