terça-feira, 6 de novembro de 2012

MAUC: "A EXPULSÃO DO PARAÍSO" (LUCAS VAN LEYDEN)

"A Expulsão do Paraíso" (Lucas van Leyden)
Ontem, publicamos uma gravura do alemão Albrecht Dürer e hoje enfocaremos um dos artistas a quem ele mais influenciou: Lucas van Leyden (Leyden, 1494 — Leyden, 8 de Agosto de 1533), também chamado Lucas Hugensz ou Lucas Jacobsz, foi um gravador e pintor, um dos primeiros representantes holandeses da pintura de gênero e é considerado um dos melhores gravadores na história da arte. Ele era aluno de seu pai e de Cornelius Engelbrechtsz.
Em 1514, entrou para a Guilda de São Lucas, em Leiden. Visitou Antuérpia e Middelburg, em 1527, onde conheceu Jan Mabuse. Dürer foi a maior influência em sua carreira, mas, diferente do mestre alemão, se concentrava em cenas da vida diária e caricaturas. Deixou uma grande obra, apesar da morte precoce.
Lucas é universalmente considerado uma das grandes figuras do design gráfico (ele fez obras em água-forte e xilogravura, bem como desenhos). Parte da sua obra está exposta na Sala de Arte Estrangeira do Museu de Arte da UFC (MAUC). (Fonte: Wikipedia)


Lucas van Leyden
Visitem o MAUC
Endereço: Av. da Universidade, 2854 - Benfica - CEP 60020-181 - Fortaleza - CE
Telefones: (85) 3366 7481 / 3366 7482
E-mail: webmauc@mauc.ufc.br  
Site: www.mauc.ufc.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.