quarta-feira, 27 de março de 2013

FELIZ PÁSCOA!


A Secretaria de Cultura Artística da UFC (SECULT-ARTE/UFC) deseja a todos uma FELIZ PÁSCOA!!!

CORAL DA UFC: SEGUNDA APRESENTAÇÃO DE 2012


O Coral da UFC realiza a sua segunda apresentação de 2012, apresentando as músicas "Travessia", "Cio da Terra" e "Paula & Bebeto", no Auditório da Reitoria, no Campus do Benfica.



sexta-feira, 22 de março de 2013

OFICINA DE GUITARRA ELÉTRICA: "ALOHA"



A Oficina de Guitarra Elétrica é um projeto de extensão coordenado pelo Professor Marcelo Mateus e conta com a monitoria dos estudantes da graduação em música Ildemar Marreira e Neirton Filho. 

O grupo apresentou-se na mostra de música do Curso de Música da UFC (Campus de Sobral), o EncontraMus, que ocorreu entre os dias 19 e 21 de junho de 2012. 

O evento EncontraMus foi organizado e realizado pelo Centro Acadêmico Maestro Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música da UFC/-Sobral. 

A filmagem foi realizada no dia 21 de junho de 2012 no auditório do Bloco de Tecnologia da UFC (Campus de Sobral) pelo Maestro Wanderley. A música "Aloha" é uma composição da própria Oficina de Guitarra Elétrica.

quinta-feira, 21 de março de 2013

CORAL DA UFC: "CÁLICE"


"Cálice" é uma canção escrita e originalmente interpretada pelos cantores brasileiros Chico Buarque e Gilberto Gil em 1973. Na canção percebe-se um elaborado jogo de palavras para despistar a censura da ditadura militar. A palavra-título, por exemplo, é cantado pelo coral que acompanha o cantor de forma a soar como um raivoso "Cale-se!"

A canção teve sua execução proibida durante anos no Brasil. Só foi lançada em disco em novembro de 1978 no álbum Chico Buarque, tendo Milton Nascimento nos versos de Gil, e também em dezembro no álbum Álibi de Maria Bethânia. A cantora Pitty regravou essa canção em 2010, numa versão rock 'n' roll. (Fonte: Wikipedia).

No vídeo acima, o Coral da UFC interpreta esta canção, durante o Encontro de Corais, em 2012.

Chico Buarque de Holanda

quarta-feira, 20 de março de 2013

UFC/SOBRAL: "THE FATHER"


Os professores Marcelo Mateus e Guillermo Tinoco apresentaram-se na mostra de música do Curso de Música da UFC, Campus de Sobral, o EncontraMus, ocorrido entre os dias 19 e 21 de junho de 2012. O evento EncontraMus foi organizado e realizado pelo Centro Acadêmico Maestro Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música da UFC-Sobral. A filmagem foi realizada no dia 19 de junho de 2012 no auditório do Bloco de Tecnologia da UFC (Campus Sobral) pelo Maestro WanderleyA música "The Father" é uma composição de Johan Soderqvist e possui arranjo de Guillermo Tinoco e Marcelo Mateus.

segunda-feira, 18 de março de 2013

UFC/SOBRAL: "AQUARELA DO BRASIL"


Banda de Sobral e da UFC apresentam "Aquarela do Brasil". 

O Curso de Capacitação de Mestres de Banda é um projeto de extensão do Curso de Música da UFC, (Campus de Sobral), coordenado pelo Prof. Dr. Marco Toledo. O curso abrange integrantes de 17 municípios da chamada zona norte do estado. A apresentação ocorreu na mostra de música do Curso de Música da UFC, (Campus de Sobral), entre os dias 19 e 21 de junho de 2012. O evento EncontraMus foi organizado e realizado pelo Centro Acadêmico Maestro Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música da UFC/Sobral. A filmagem foi realizada no dia 20 de junho de 2012 no auditório do Bloco de Tecnologia da UFC (Campus Sobral) pelo Maestro Wanderley. A música "Aquarela do Brasil" é uma composição de Ary Barroso.

sexta-feira, 15 de março de 2013

quinta-feira, 14 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

segunda-feira, 11 de março de 2013

TRAILER: "PAULO ABEL - OMBRA MAI FU"


Prosseguindo com as celebrações do "Ano Paulo Abel do Nascimento", eis o trailer do documentário "Paulo Abel - Ombra Mai Fu", dirigido por Gabriel Petter.

Gabriel Petter

sexta-feira, 8 de março de 2013

8 DE MARÇO: DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Rachel de Queiroz

No Dia Internacional da Mulher, a SECULT-ARTE/UFC, gostaria de prestar homenagem a todas aquelas que, além de labutarem incansavelmente, são responsáveis por gerar a vida. 

Para simbolizar esta data tão significativa, fazemos referência a um ícone da cultura nacional, a grande RACHEL DE QUEIROZ, primeira mulher a ser admitida na Academia Brasileira de Letras. Saibam mais sobre ela: cliquem AQUI. 

Eis um poema desta grande escritora, onde ela capta de forma sensível, sutil e elegante, a essência da feminilidade:

TELHA DE VIDRO

Rachel de Queiroz


Quando a moça da cidade chegou veio morar na fazenda, na casa velha... Tão velha! 
Quem fez aquela casa foi o bisavô... 
Deram-lhe para dormir a camarinha, uma alcova sem luzes, tão escura! 
Mergulhada na tristura de sua treva e de sua única portinha...

A moça não disse nada, mas mandou buscar na cidade uma telha de vidro... 
queria que ficasse iluminada sua camarinha sem claridade...

Agora, o quarto onde ela mora é o quarto mais alegre da fazenda, 
tão claro que, ao meio dia, aparece uma renda de arabesco de sol nos ladrilhos vermelhos, 
que — coitados — tão velhos só hoje é que conhecem a luz doa dia... 
A luz branca e fria também se mete às vezes pelo clarão da telha milagrosa...
Ou alguma estrela audaciosa careteia no espelho onde a moça se penteia.

Que linda camarinha! 
Era tão feia! — Você me disse um dia que sua vida era toda escuridão cinzenta, fria, sem um luar, sem um clarão... 
Por que você na experimenta?
A moça foi tão vem sucedida... 
Ponha uma telha de vidro em sua vida!


Parabéns a todas as mulheres!


quarta-feira, 6 de março de 2013

EXPOSIÇÃO "A PAISAGEM CEARENSE" - 50 ANOS

Há exatos 50 anos, em 1963, o MAUC (Museu de Arte da UFC) realizou uma exposição intitulada "A Paisagem Cearense". No artigo abaixo, há fotos e o texto do catálogo da mostra:

Catálogo da Exposição


TEXTO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO:

"A paisagem tem sido fonte de constante inspiração para os pintores do Ceará. A iniciativa do Museu de Arte, reunindo o que há de mais importante na paisagem cearense, constitui uma primeira oportunidade de visão conjunta da obra de todos, ou quase todos os artistas da terra. A melhor maneira encontrada para apresentá-los foi sua classificação em grupos, ignorando o critério qualitativo, totalmente ausente das cogitações dos organizadores da mostra.


Ottoni Soares, M. Barata, J. Siqueira, R. Vieira da Cunha, R. Melo e Goebel, no primeiro grupo, representam os pintores que, por diversas circunstâncias de vida, hoje exercem atividades às vezes completamente alheias às artes plásticas.

No segundo, representado por Bandeira, Floriano, Inimá, Nearco, Nice e Sérvulo, estão os pintores que, do figurativismo enveredaram pelo abstracionismo. Neste grupo podemos também incluir os da mais recente geração: Descartes, Henrique Barroso, Sérgio e Alberon, que expõem pela primeira vez.

Fiéis ao figurativismo continuam Barboza Leite, Barrica, J. Eduardo, J. Fernandes, Garcia, Murilo Teixeira e Júlio Azevedo, que representam o terceiro grupo de nossa classificação.
Por último, Hermógenes Gomes da Silva, Raimundo Cela e Vicente Leite, todos desaparecidos, integram o quarto grupo convencionado. 

Esta exposição reúne 50 trabalhos dentre o que de melhor os seus autores produziram (...)"

FOTOS DO EVENTO:








Saiba mais sobre a Exposição. Clique AQUI

terça-feira, 5 de março de 2013

CORAL DA UFC: ENCONAT 2012



Trecho da apresentação do Coral da Universidade Federal do Ceará no XVIII Encontro de Corais da Cidade do Natal - X Encontro Nacional de Coros em Natal.
Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves - CEMURE

segunda-feira, 4 de março de 2013

UFC/SOBRAL: "LATA D'ÁGUA" (VOCAL UFC)


O Vocal UFC é um projeto de extensão universitária do Curso de Música da Universidade Federal do Ceará, Campus de Sobral, coordenado pela professora  Simone Sousa. O EncontraMus é uma mostra de música, produzido pelo Centro Acadêmico Maestro José Wilson Brasil e pelo corpo docente do Curso de Música. 

A filmagem foi realizada pelo maestro Wanderley, estudante da Licenciatura em Música e professor da Escola de Música de Sobral. A música "Lata D'água" é uma composição de Luis Moraes e tem o arranjo do maestro Marcos Leite.

sexta-feira, 1 de março de 2013

ORÉ ANACÃ: OFICINA NO FESTIVAL


Em outubro de 2012, Fortaleza (CE) sediou o I Festival Nacional de Danças Populares, uma brilhante idéia do professor Marcos Campos. Além das apresentações para o público, o evento incluiu diversas oficinas. No vídeo acima, a oficina do Grupo "Oré Anacã", anfitrião do acontecimento.


Conheçam o Grupo "Oré Anacã". Cliquem AQUI.



Professor Marcos Campos, idealizador do  Festival.