quarta-feira, 6 de março de 2013

EXPOSIÇÃO "A PAISAGEM CEARENSE" - 50 ANOS

Há exatos 50 anos, em 1963, o MAUC (Museu de Arte da UFC) realizou uma exposição intitulada "A Paisagem Cearense". No artigo abaixo, há fotos e o texto do catálogo da mostra:

Catálogo da Exposição


TEXTO DO CATÁLOGO DA EXPOSIÇÃO:

"A paisagem tem sido fonte de constante inspiração para os pintores do Ceará. A iniciativa do Museu de Arte, reunindo o que há de mais importante na paisagem cearense, constitui uma primeira oportunidade de visão conjunta da obra de todos, ou quase todos os artistas da terra. A melhor maneira encontrada para apresentá-los foi sua classificação em grupos, ignorando o critério qualitativo, totalmente ausente das cogitações dos organizadores da mostra.


Ottoni Soares, M. Barata, J. Siqueira, R. Vieira da Cunha, R. Melo e Goebel, no primeiro grupo, representam os pintores que, por diversas circunstâncias de vida, hoje exercem atividades às vezes completamente alheias às artes plásticas.

No segundo, representado por Bandeira, Floriano, Inimá, Nearco, Nice e Sérvulo, estão os pintores que, do figurativismo enveredaram pelo abstracionismo. Neste grupo podemos também incluir os da mais recente geração: Descartes, Henrique Barroso, Sérgio e Alberon, que expõem pela primeira vez.

Fiéis ao figurativismo continuam Barboza Leite, Barrica, J. Eduardo, J. Fernandes, Garcia, Murilo Teixeira e Júlio Azevedo, que representam o terceiro grupo de nossa classificação.
Por último, Hermógenes Gomes da Silva, Raimundo Cela e Vicente Leite, todos desaparecidos, integram o quarto grupo convencionado. 

Esta exposição reúne 50 trabalhos dentre o que de melhor os seus autores produziram (...)"

FOTOS DO EVENTO:








Saiba mais sobre a Exposição. Clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sua opinião é importante para nós. Por favor, inclua seu e-mail para que possamos entrar em contato. Agradecemos antecipadamente.